Agenda Guia - Sua lista de informações das melhores empresas do Brasil!

MENU

3 passos para tratar o nervo ciático inflamado em casa

Você pode obter alívio da dor ciática com estas dicas!

Por Agenda Guia dia em Dicas

3 passos para tratar o nervo ciático inflamado em casa

O tratamento caseiro para dor ciática consiste em relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para que o nervo ciático não fique pressionado.

Colocar compressa quente, massagear o local da dor e fazer exercícios de alongamento são excelentes opções enquanto espera pela consulta médica ou para complementar o tratamento fisioterapêutico.

O que é dor ciática

A dor ciática é aquela que surge no trajeto do nervo ciático, que começa no final da coluna e passa pelos glúteos e parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés. Assim, o local da dor ciática pode variar afetando qualquer ponto de todo este trajeto.

O local de dor mais comum é na região do glúteo e embora cada perna tenha seu nervo ciático, é normal que a pessoa apresente somente dor numa perna. As características da dor ciática são dor forte, em forma de pontada, fisgada, ou sensação de calor. Por isso se apresentar estes sintomas, é provável que seja uma inflamação do nervo ciático.

O que fazer para tratar a dor ciática

3 passos para tratar o nervo ciático inflamado em casa

 

1. Passar pomada anti-inflamatória

É possível comprar pomadas como Cataflan ou Diclofenaco na farmácia e aplicar diariamente no local da dor que provavelmente é o local onde o nervo ciático está sendo comprimido. Pode-se aplicar a pomada 2 vezes ao dia, com uma massagem até que o produto seja totalmente absorvido pela pele.

2. Fazer exercícios

Enquanto sentir muita dor, os únicos exercícios indicados sã os de alongamento para coluna lombar, coxas e glúteos. E por isso, é recomendado:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito, enquanto sente que a coluna lombar alonga. Depois faça o mesmo com a outra perna, ainda que não tenha dor nela. Mantenha este alongamento por cerca de 30 segundos. Repita 3 vezes.

Quando a dor começar a diminuir, para evitar uma nova crise de dor ciática é necessário fortalecer a musculatura abdominal e por isso os exercícios de Pilates indicados por um fisioterapeuta são os mais indicados. Pode-se começar com:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente;
  • A partir dessa posição deve elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna. Sempre que levantar a perna deve expirar. Faça este exercício alternando as pernas por 5 vezes, com cada perna.

3. Usar compressa quente

Um bom tratamento caseiro para aliviar a dor e a inflamação causada pelo nervo ciático é colocar uma bolsa de água quente na coluna ou no local do dor, pois isto relaxa a musculatura e aumenta a liberação de endorfinas que promovem o bem-estar.

Pode-se comprar uma botija de água nas farmácias mas pode-se fazer uma em casa colocando arroz cru numa fronha, por exemplo. Para utilizar basta aquecer a bolsa no micro-ondas por cerca de 2 minutos e depois colocar onde dói por 15 a 20 minutos.

Cuidados importantes

Durante uma crise de dor ciática também é importante ter alguns cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada. Outra possibilidade é dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.

 

FONTE

Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta

Tua saúde

 

Deixe seu comentário aqui: